III. 2-Literatura

Já se escreveram muitos livros sobre "1984", sobre o seu significado e a forma como este romance de George Orwell lançou críticas mordazes aos intelectuais da esquerda europeia no período que marcou o início da Guerra Fria, que dividiu o mundo em dois blocos até final dos anos 80.

Afinal, Orwell foi ele próprio socialista, participou na Guerra Civil de Espanha e viveu por dentro as rivalidades destruidoras que dividiram as forças de esquerda na guerra que dividiu Espanha entre 1936 e 1939. Isso fez com que o livro se tornasse um símbolo, ostentado sobretudo pelos opositores do comunismo. Tornou-se um "best-seller", compreendido com maior ou menor subtileza, consoante os leitores.

O romance foi lançado em 1949 e interpretado, geralmente, como uma leitura de tendências assustadoras que se revelavam na sociedade da época e que podiam, ou não, concretizar-se daquela forma num futuro próximo. Foi também encarado por alguns críticos como uma sátira, ao também britânico Jonathan Swift (de "As Viagens de Gulliver", entre outras obras), sobre a corrupção do poder.

Mas houve quem visse em "1984" um insulto contra a União Soviética e contra isso se levantou. Outros encararam a obra como uma denúncia, uma profecia de um homem de esquerda inglês que tinha revisto as suas convicções. Era isso que diziam, na altura do lançamento do livro, a revista "The Economist" (britânica) ou as norte-americanas "Time" e "Life", bem como o "The Wall Street Journal", de Nova Iorque.

George Orwell acabou por se agastar com estas interpretações e teve que vir a público explicar que "1984" era uma sátira, e não uma profecia. O seu objectivo era falar sobre a lógica de preparação de um confronto entre a Rússia e o Ocidente, que estava a tornar as sociedades totalitárias e autistas uma em relação à outra.

O escritor, no entanto, não teve assim tanto tempo para discutir a sua obra: morreu em 1950, um ano após a publicação de "1984".

projecto .http://img368.imageshack.us/img368/6195/setajh6.gif

0 comentários:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial

eXTReMe Tracker