PALAVRAS-CHAVE
LABIRINTO
LOOP
PERCURSO
IMPESSOALIDADE (DO ESPAÇO)
MEDO
DÚVIDA
ALIENAÇÃO
INTERACÇÃO
ENVOLVÊNCIA
ESCOLHA
VIGILÂNCIA
PERSEGUIÇÃO
TOTALITARISMO
TECNOLOGIA
PÚBLICO/PRIVADO
LIBERDADE/REPRESSÃO
CONTROLAR/SER CONTROLADO
CONTEXTUALIZAÇÃO
Actualmente, verifica-se e comenta-se o carácter premonitório de 1984, último romance de George Orwell.
No mundo de hoje, onde a vigilância é uma constante, onde a verdade adquiriu um carácter circunstancial e altamente mutável de acordo com o status e onde os individuous se vêm cada vez mais imersos em inúmeras construções da realidade forjadas por diferentes meios de comunicação (Internet, televisão, jornais...), o nome de Orwell e da sua obra tornaram-se um "lugar-comum".
SINOPSE
O romance "Mil Novecentos e Oitenta e Quatro" de George Orwell serviu como mote para começarmos a dar corpo ao nosso projecto, no âmbito da disciplina de Desgin Gráfico, vertente Multimédia.
Baseando-nos na temática do livro, na vigilância e controlo constantes, por parte do Grande Irmão. "Big Brother is watching you" é a frase chave do projecto que pretendemos levar a cabo.
Através da organização de um labirinto físico, dentro de uma sala, realizado por cortinas pretas, pretendemos criar uma encruzilhada para o visitante do espaço. Este terá que percorrer todos os caminhos possíveis para ver a totalidade dos dispositivos multimédia.
Ao entrar na sala, o visitante vê, ao fundo, um cartaz e um computador (composto por um monitor, um teclado e colunas). Este cartaz, através de uma palavra relacionada com a temática do livro escolhido que sobressai, mostra a combinação de teclas que devem ser pressionadas para activar cada um dos média disponíveis. Por exemplo, num cartaz com a palavra BIG, a activação do som corresponderia ao premir da tecla B, a activação de uma imagem estática corresponderia ao premir da tecla I e, finalmente, a activação da transmissão da câmera de filmar corresponderia ao premir da tecla G.
As câmeras, de frente para o visitante, enquanto este se dirige ao monitor, são controladas por teclas activadas noutro ponto da sala. Desta forma, não há maneira de o observador saber se está a ser vigiado em certo momento. Outro visitante, noutro ponto da sala, pode facilmente aceder à sua "linha" sempre que quiser vigiá-lo.
Além da activação das câmeras,o observador tem ainda a possibilidade de interagir com o teclado com o intuito de activar um vídeo, uma imagem estática, ou mesmo um som. No respeitante ao som, esta interactividade permite a um grupo de visitantes criar uma atmosfera completamente ruidosa, misturando diferentes sons simultâneos ou, pelo contrário, criar um ambiente completamente silencioso, através da não activação das teclas correspondentes ao som.
Ao entrar nesta sala, cada um de nós pode ser, simultaneamente o Big Brother, que controla sons, imagens, vídeos e vigia tudo o que se passa na sala através das diferentes câmeras; e um mero indivíduo controlado e encerrado num labirinto onde é constantemente vigiado sem saber por quem. Estes papéis revezam-se constantemente, ao longo da interacção com os dispositivos multimédia.
projecto .
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